Somos uma organização dedicada a promover a agroecologia em comunidades rurais e urbanas por meio de articulações em redes, incidência política, comunicação, educação e assessoria técnica visando a segurança alimentar e nutricional. 

SOBRE NÓS

O Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro) é uma ONG sediada em Florianópolis/SC, no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fundado em 1990 por organizações de agricultores(as) familiares e técnicos(as) interessados(as) na formação de redes produtivas locais, o Cepagro conta hoje com uma equipe multidisciplinar e participa de diversas redes e espaços de construção da Agroecologia.

Missão

Promover a Agroecologia em comunidades rurais e urbanas por meio de articulações em redes, incidência política, comunicação, educação e assessoria técnica visando à Segurança Alimentar e Nutricional.

Visão

Democratizar a produção e o consumo de comida sem veneno no campo e na cidade.

Valores

Acreditamos no potencial de transformação social da Agroecologia. Pautamos nossa atuação no compartilhar de saberes, na cooperação e na solidariedade entre os seres humanos. Trabalhamos de forma coletiva e articulada em rede, comprometidos com a justiça social, o respeito às diversidades e o cuidado com a vida em todas as dimensões, atuando com transparência, excelência técnica, coerência, efetividade e afetividade.

O QUE É AGROECOLOGIA?

Muito mais do que produzir comida sem veneno, a Agroecologia é ciência, movimento e prática. Ciência, porque envolve diálogo de conhecimentos acadêmicos e populares. Movimento, porque questiona modos de vida e consumo, propondo alternativas sustentáveis e mobilizando a sociedade para implementá-los. E prática, porque está enraizada no saber-fazer dos povos, sendo constantemente atualizada a partir das experiências de quem trabalha a terra, gerando formas de manejo que podem ser replicadas em outros contextos. 

LINHAS DE ATUAÇÃO

FAZEMOS

CEPAGRO EM NÚMEROS

12

Redes e Articulações

9

Projetos vigentes

200

Famílias beneficiadas

NOTÍCIAS

MULTIMÍDIA